Praticamente toda a empresa já teve, ou terá, algum problema com aqueles clientes que demoram para pagar, ou simplesmente, não pagam. Quando isso ocorre é necessário ter o controle da inadimplência.
Caso você não saiba o que isso significa ou qual é sua importância, esse artigo vai te ajudar.
Começando pelo básico: o que é controle de inadimplência?
Sem entrar em termos técnicos, o controle de inadimplência é uma ferramenta para se ter um controle dos clientes inadimplentes, aqueles que estão devendo para a empresa.
Ter o gerenciamento desses clientes é muito importante para manter o fluxo de caixa, que pode ser prejudicado quando o controle de inadimplência, atrapalhando futuras estratégias da empresa que necessitem de capital.
Esse problema também acaba entrando em outras questões, como sócio econômicos, por exemplo. Quanto pior a situação financeira do país, mais comum se torna os clientes devedores, atrapalhando o pagamento das suas dívidas.
Não é nada fácil cobrar uma dívida, principalmente quando boa parte da população se encontra em um péssimo estado econômico. Mas mesmo assim, é necessário fazer isso.
Como ajudar um cliente inadimplente
Várias empresas adotam uma estratégia mais humanizada para lidar com esses clientes devedores.
Entrar em contato com esse cliente para tentar entender sua situação é uma ótima ideia. A partir dessa conversa se pode traçar um acordo satisfatório para ambas as partes. Como estender o prazo para o pagamento da dívida, dividir em maior quantidade de parcelas, ter alguma diminuição de juros, por aí vai.
Mas tenha a ciência que o principal objetivo é recuperar o dinheiro perdido da empresa, em alguns casos, nem se pensa mais no lucro, o que importa é recuperar o capital.
Como fazer o controle de inadimplência?
Existem algumas dicas que você pode usar para fazer o controle de inadimplência, entre elas, temos:
- Mantenha uma boa comunicação
Mesmo que o cliente esteja atolado de dívidas até o pescoço, ela ou ele ainda merecem um tratamento decente. Por isso, mantenha a boa comunicação que vocês tiveram desde o primeiro contato.
Caso trate mal o cliente, pode criar o sentimento de raiva no devedor, desestimulando o pagamento da dívida.
Em casos graves, ocorrem processos contra a empresa, o cliente pode ter sua dívida perdoada pelo Estado, enquanto a empresa fica com o nome e reputação manchada.
Então, mesmo devendo, trate bem seus clientes.
- Lembrar o cliente
Às vezes, o cliente está com pagamento atrasado não por que está sem dinheiro, só simplesmente esqueceu dessa dívida. Isso é mais comum do que parece.
Por isso, vale a pena desenvolver um método de notificação, para lembrar o cliente sobre a dívida. Pode ser avisado antes ou depois do dia do pagamento, mas não faça isso ser algo irritante ou estressante para o cliente.
Cliente irritado, não paga, processa.
- Saiba quem está devendo e quem não está
Parece uma dica básica, mas não é.
Para ter um bom controle da inadimplência é preciso saber quem está devendo, e de quanto é a dívida. Muitas empresas têm dificuldade nessa parte, e acabam se perdendo.
Se sua empresa está com essa dificuldade, uma terceirização do setor financeiro, pode te ajudar nesse problema, garantido maior controle não só desta, mas de outras funções.