Você tem dificuldades em fazer sua conciliação bancária? Ou de entender o que esse termo significa e qual a sua importância no financeiro da empresa?
Então esse conteúdo foi feito para você. Vamos te ajudar entender melhor o que é conciliação bancária, porque ela precisa ser aplicada na sua empresa o mais rápido possível.
Já pegue seu café, chá ou água, e vemos nessa.
Primeiro: o que é conciliação bancária?
Por ser uma prática pouco conhecida fora do meio financeiro, a sua definição acaba gerando algumas dúvidas.
Mas, em geral, conciliação bancária trata-se de um método de gerenciamento financeiro, onde se compara as entradas e saídas, registradas no extrato, com o controle financeiro interno da empresa.
Vamos exemplificar. Imagine essa situação, vamos dizer que sua empresa conseguiu várias vendas ao longo da semana, entre elas uma de R $400, R$200, e no final uma de R$900.
Esses valores já devem ser anotados no fluxo caixa como entradas. No fim da semana, você precisa conferir se esses pagamentos entraram na conta da empresa, então, se emite o extrato da conta, e faz a comparação dos valores contidos no extrato com as anotações do fluxo caixa.
É uma maneira de encontrar fraudes ou problemas no pagamento, assim evitando uma série de problemas que possam prejudicar a empresa.
Porque a conciliação bancária é importante?
A conciliação bancária acaba sendo importante para detectar problemas nos pagamentos dos clientes, desde erros entre bancos, até mesmo saber se o cliente está sendo inadimplente.
Além disso, manter o registro de conciliação bancária é extremamente importante para tomar decisões internas. Sabe o valor real de quanto se conta da empresa, em comparação com o valor de caixa, ajuda a decidir se a empresa necessita de empréstimo, capacidade de oferecer desconto para clientes, conseguir traçar uma estratégia com base no orçamento.
Enfim, e por aí vai, a conciliação bancária pode ser a solução para os problemas que a sua empresa tem enfrentado, mas ela só funciona quando for bem aplicada.
Como fazer conciliação bancária de maneira correta?
Se você chegou até aqui, é porque realmente entendeu o que é a importância da conciliação bancária e deseja aplicá-la na sua empresa, ou melhora caso já use esse método.
Então ainda resta uma dúvida: como fazer a conciliação bancária de maneira correta? Para isso, existe um passo a passo bem simples.
O primeiro passo é ter o controle diário de todas as entradas e saídas da conta da empresa, sempre deixando os registros das contas bancárias envolvidas em cada transação. Isso pode ser feito através do fluxo caixa.
Em seguida, conferir se o extrato da empresa bate com o fluxo de caixa registrado ao longo da semana. Também precisa se atentar com o valor do início do período com o final, para saber o quanto houve de lucro e gasto.
O terceiro passo, é conferir se os lançamentos do extrato estão sendo feitos da maneira certa, olhando as datas e os valores.
E o quarto, e último passo é detectar as divergências entre o fluxo de caixa e o extrato, e o motivo delas terem ocorrido, também se tenta corrigir esses erros, para evitar que o caixa da empresa fique comprometido.
Mesmo tendo um passo a passo em mente, ainda pode ser bem desafiador manter a conciliação bancária em dia. Por isso, é muito comum usar da ajuda da terceirização para fazer esse controle.