Os dados são a base de qualquer metodologia de estratégia que se possa usar em uma empresa. Trabalhar com insegurança de dados ou dados inconsistentes, apresenta um enorme risco para os negócios.
Você e a sua empresa, podem estar passando por esse problema e nem sabem disso. Conheça mais sobre esse assunto e como resolver essa questão aqui neste artigo.
O que é insegurança de dados?
Este termo dá margens a várias interpretações, mas aqui, usaremos insegurança de dados para falar das informações que não são muito confiáveis, ou que possuem muita descrença entre si.
São inconstâncias ou imprecisões que circulam interna e externamente na empresa. Não chegam a ser considerados dados falsos, mas sim catalogados como informações incorretas geradas por problemas de comunicação.
As causas para a insegurança de dados variam, pode ser por falha humana, como erro de cálculo, equívoco de digitação, uso de termos que não correspondem à realidade ou que tem diferentes sentidos em diversas áreas.
Também pode ter origem em falta de acesso a informações, como a ausência de um determinado documento, transposições de papelada para outro formato que podem alterar o sentido, erros de tradução, e por aí vai.
Com a insegurança de dados, ocorrem inúmeras falhas que prejudicam o desempenho da empresa e dos colaboradores.
Problemas causados pela insegurança de dados
Ter uma insegurança de dados na empresa, é a origem de diversos problemas institucionais.
Tais como informações descentralizadas, criando dificuldade de acesso a elas pelos colaboradores e atrapalha em seu compartilhamento que poderia agilizar processos. Sabe quando você esquece de organizar os arquivos do seu computador nas pastas certas? É exatamente essa sensação, entretanto muito mais caótica.
A insegurança de dados também revela que a empresa tem uma comunicação ineficaz, que não ajuda os colaboradores no trabalho, e pior, ela pode atrapalhar eles.
E ainda consegue criar uma desorganização nos setores, implicando em atrasos nas entregas e dificuldade em realizar demandas. Setores que dependem mais de documentos, como jurídico e financeiro, são os que mais sofrem com essa bagunça.
Por último, mas com certeza, não menos importante, são os erros de documentos financeiros, que na maior parte das vezes, acarretam em uma má tomada de decisão. Fazer uma escolha sobre o rumo da empresa, sem dados seguros, é um tiro no escuro. Isso pode comprometer a empresa de uma maneira irrecuperável, podendo causar sua falência e fechamento, além de gerar dívidas enormes.
Como evitar insegurança de dados
Existem algumas soluções para resolver a insegurança de dados. A mais usada é usar cada vez mais a tecnologia para diminuir as potenciais falhas humanas. Mas atenção, não adianta nada implementar tecnologias incrivelmente modernas, se seus colaboradores não forem treinados para usá-las.
Contar com ajuda especializada também é uma boa dica, empresas como a Sevilha podem entregar uma assistência para auxiliar todos da empresa a lidarem com esses dados oscilantes.
Também é aconselhável criar um método de catalogação eficiente para todos os dados, que seja de fácil acesso e compartilhamento. No entanto, lembre-se da primeira dica: treine o seu pessoal antes de aplicar o novo método, do contrário, isso virará um círculo vicioso.